Salada Verde

ICMBio multa responsável por pendurar bandeira anticomunista no morro do Corcovado

Violação de paisagem protegida por três tombamentos gera multa de 100 mil reais a grupo que assumiu autoria da ação. O morro do Corcovado está localizado no Parque Nacional da Tijuca

Daniele Bragança ·
10 de maio de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Bandeira hasteada no morro do Corcovado. Foto: Divulgação.

O fundador do grupo “Pesadelo de qualquer político”, responsável pela instalação, no último fim de semana, de uma bandeira anticomunista gigante no morro do Corcovado, no Parque Nacional do Tijuca, foi multado em 100 mil reais pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pela gestão da área protegida.

De acordo com o ICMBio, Emílio Alarcón ainda poderá responder por crime ambiental, já que os escaladores sob seu comando desrespeitaram as normas definidas pelo parque para a abertura de vias de escalada e perfuraram a rocha sem autorização. Os escaladores também danificaram a vegetação fixada na encosta.

A bandeira de cor vermelha com os símbolos da foice e do martelo em amarelo cortados por uma tarja preta foi fixada na manhã do último sábado (04), data em que se comemorou o bicentenário do pensador Karl Marx. Os bombeiros conseguiram retirar a bandeira no mesmo dia. O tecido ainda trazia as frases “O Brasil jamais será vermelho” e “Fora comunismo”.

Após a multa, o ICMBio encaminhará o processo ao Ministério Público Federal para possível apresentação de denúncia por crime ambiental. Outros participantes da ação também poderão ser responsabilizados.

“A alteração do aspecto de local com valor paisagístico especialmente protegido por Lei é crime previsto no artigo 63 da lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998). A multa de 100 mil reais está baseada no artigo 73 do decreto 6514/2008, que define o valor da multa para essa infração entre 10 e 200 mil reais, agravado por se tratar de unidade de conservação federal, tendo o valor dobrado conforme o artigo 93 do mesmo decreto”, informa, em nota, o ICMBio.

Morro tombado

O Penhasco do Corcovado é tombado pelo IPHAN como patrimônio nacional, assim como todo o Parque Nacional da Tijuca. O monumento do Cristo Redentor e seu entorno são tombados pelo município do Rio de Janeiro e todo o Parque Nacional da Tijuca compõe o sítio reconhecido pela UNESCO, em 2012, como patrimônio mundial na categoria paisagem cultural.

 

Leia Também 

O que é a Lei de Crimes Ambientais

No meio da metrópole tinha uma trilha

Floresta da Tijuca: Viagens pela história I

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
1 de agosto de 2006

Floresta da Tijuca: Viagens pela história I

A Floresta da Tijuca não é a maior em área urbana do mundo, mas seu carisma permanece intocável. No Brasil colônia, deu renda e abrigo aos seres humanos.

Reportagens
21 de janeiro de 2018

No meio da metrópole tinha uma trilha

Travessia de 31 quilômetros percorre os caminhos da Trilha Transcarioca dentro do Parque Nacional da Tijuca, no coração do Rio de Janeiro

Dicionário Ambiental
8 de maio de 2014

O que é a Lei de Crimes Ambientais

Antes dela, a proteção ao meio ambiente era um grande desafio, pois as leis eram esparsas, contraditórias e de difícil aplicação.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 15

  1. AAI diz:

    Peraí! Fora desta discussão de política, que nada tem a ver com a questão de colocarem uma bandeira lá,
    "poderá" responder por crime ambiental ou DEVERÁ? Ainda não foi emitido Auto de Infração sobre isso? Se foram constatadas todas as irregularidades relatadas nesta matéria!!!!
    E se, além de tudo, é tombado pelo IPHAN e pelo Município, esses dois não vão fazer nada também porque?
    Affff!!!!! E ainda estão dizendo que se fosse a favor do Lula não teria dado em nada…


  2. Ex-militonto diz:

    Cássio e Eginaldo não sabem interpretar um texto simples. Hora nenhuma foi defendida a faixa, só falado da probabilidade de duplo padrão pra mesma coisa, muito típico na Banânia.


    1. José diz:

      Pois é, falando em duplo padrão, se a faixa fosse "Lula Livre" vc viria aqui fazer o comentário reverso? Não né? Então…


      1. Ex-militonto diz:

        Se vc conseguisse raciocinar veria que o contrário não faz sentido, porque já sabemos que nesse caso eles multaram. E logicamente os dois estariam errados, seu animal.


        1. José diz:

          Ex-militante tonto, meu vegetal, vc não raciocinou direito. A reflexão que eu bestamente, animal que sou, propus a ti é se vc comentaria se a faixa multada expusesse o meme "Lula Livre". Obviamente que minha animal aposta é de que vc não faria o mesmo pronunciamento, tentando, assim, demonstrar a vc mesmo que seu pensamento é enviezado. Mas, confesso, foi excesso expectativa. Entendeu? Não, né? Então …


          1. Ex-militonto diz:

            Vc que não consegue interpretar um texto, estou somente expondo um possível duplipensar, típico da nossa esquerda tupiniquim. Precisa desenhar? Esse povo do icmbio não consegue juntar dois neurônios…


          2. José diz:

            Atrás do espelho tem um mundo, ex-militonto.


          3. Ex-militonto diz:

            Obrigado, Ernesto (ou algum puxa saco dele).


          4. José diz:

  3. eginaldo diz:

    Como pode pessoas ainda concordarem com esta faixa, isso mostra total ignorância do comunismo, o Brasil nunca passou perto do comunismo, a única coisa que se fez, foi alguns projetos sociais para dar mais igualdade, se vc nutre um ódio e sente prazer em ver pessoas passando fome, aí já é caso para a psicologia, se vc for dono dos meios de produção até entendo, mas se for um trabalhador assalariado, já é ignorancia e maldade, o egoísmo falando mais alto, uma pessoa sem altruismo e que julga com moralidade e não com alteridade, não sei oq faz neste site de meio ambiente, o capitalismo e seu consumismo vê tudo como bens de consumo e tem uma visão instrumental das coisas, não dando valor intrinseco, com gente que pensa como vcs, nunca se terá desenvolvimento sustentável


    1. Mirosmar diz:

      Impressionante como os esquerdistas não sabem as consequências da sua ideologia. Realmente, o comunismo iguala todo mundo….. na fome mesmo! Fora que falar em "dono do meio de produção" é meio década de 60. O sr. comemorou os 200 anos de Marx?


  4. Cássio diz:

    Esse episódio – e os comentários acima – demonstram bem a que ponto chegou o sectarismo de algumas pessoas e grupos, que acham justificáveis quaisquer ações que reforcem ou divulguem suas teses (políticas, religiosas, de gênero, etc., pertinentes ou não), por mais prejudiciais à coletividade e ao meio ambiente, ou ilegais, elas sejam. Parabéns ao ICMbio pelo posicionamento imediato e firme perante esse crime contra o patrimônio ambiental. Posicionamento este, não tenho dúvidas, que seria o mesmo independentemente do autor pertencer ao grupo político A ou B, à direita ou à esquerda.


  5. Ex-militonto diz:

    Conhecendo o pessoal do parque, se fosse Lula livre deixariam lá e ainda viraria atrativo.


    1. Arlo diz:

    2. José diz:

      Conhecendo seu caráter, se a adm do parque punisse a bandeira "Lula Livre" vc não faria esse comentário estúpido.