Salada Verde

Ibama faz operação para coibir desmatamento na Amazônia

Agentes do órgão flagram o corte raso de 160 hectares feitas por correntão em área de Reserva Legal, em Tapurah, no norte de Mato Grosso

Sabrina Rodrigues ·
14 de junho de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Desmatamento feito por correntão no Mato Grosso. Foto: Mayke Toscano/Gcom-M.

Uma atuação conjunta para combater o desmatamento ilegal na Amazônia aconteceu na terça-feira (12), no município de Tapurah, norte de Mato Grosso. Agentes do Ibama, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso e Força Nacional flagraram o corte raso de 160 hectares de área de Reserva Legal por correntão, técnica de desmatamento que possibilita a rápida extração de vegetação nativa por meio da utilização de correntes presas a tratores.

O desmatamento foi identificado através de imagens por satélite. A Operação Estanque resultou na apreensão de 267 metros cúbicos de madeira das espécies sucupira, cambará, cumaru e cedrão, volume correspondente a 12 caminhões carregados. Também foram apreendidos um caminhão, pá carregadeira, moto, motosserras, e documentos que comprovam saída de madeira e transação bancária.

Transporte sem Guia Florestal

Durante a operação, um caminhão sem Guia Florestal válida foi apreendido. No interior do veículo, os agentes encontraram 40 toras da espécie cambará, madeira de alta resistência usada na construção civil e para a fabricação de móveis. As toras foram apreendidas e a fazenda responsável pela madeira foi embargada e autuada em R$ 212 mil pelo transporte sem guia florestal válida, inserção de informações falsas no sistema de controle florestal do estado (Sisflora 2.0) e Plano de Manejo Florestal Sustentável em desacordo com a legislação ambiental. Uma serraria foi multada em R$ 62 mil pelo recebimento da carga.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama

 

Leia Também

Mato Grosso e Pará, os campeões de desmatamento na Amazônia

O que é Reserva Legal

Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
6 de abril de 2018

Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia

Em Toulouse, no Festival FreDD, o filme "Sob a pata do boi" mostra o gigantesco impacto da pecuária no desmatamento da floresta

Dicionário Ambiental
20 de agosto de 2013

O que é Reserva Legal

Neste guia ((o))eco apresentamos outro importante instrumentos legal para a proteção do meio ambiente. Confira.

Notícias
16 de janeiro de 2014

Mato Grosso e Pará, os campeões de desmatamento na Amazônia

Imagens de satélite indicam que nos últimos 25 anos, em meio ao avanço da fronteira agrícola, estados são os que mais tiveram áreas devastadas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.