Salada Verde

Gabão implanta a maior rede de áreas marinhas protegidas da África

A nova Reserva Oceânica abriga baleias, golfinhos e tartarugas. A rede de 20 parques marinhos protegerá 26 por cento dos mares territoriais do país

Sabrina Rodrigues ·
6 de junho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O Gabão abriga a maior colônia de reprodução tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea) do mundo. Foto: Bernard dupont/Flickr.
O Gabão abriga a maior colônia de reprodução tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea) do mundo. Foto: Bernard dupont/Flickr.

O presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, anunciou ontem (05), durante abertura da Conferência dos Oceanos, na ONU, a criação da maior rede africana de áreas marinhas protegidas, que abriga uma imensa diversidade de vida marinha ameaçada, incluindo as maiores populações reprodutoras de tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea), tartarugas-marinha (Cheloniidae) e 20 espécies de golfinhos e baleias.

A rede de 20 parques marinhos e reservas aquáticas protegerá 26 por cento dos mares territoriais do Gabão, com um alcance de 53 quilômetros quadrados. Para se ter uma ideia, o Brasil protege menos de 2% de sua costa marinha.

Com a ação, o governo do Gabão criou um ambicioso plano de gestão de pescas para a África Ocidental, que sofre com a sobrepesca desenfreada e abusos por parte de frotas estrangeiras, principalmente a japonesa. Como forma de restaurar a pesca sustentável, foram estabelecidas zonas separadas para as frotas comerciais e artesanais de pesca.

O objetivo é reequilibrar as reservas de peixes e que as áreas protegidas ajudam os habitats marinhos se tornarem mais resistentes às mudanças climáticas.

A criação da rede é resultado de um amplo estudo que envolveu o trabalho de agências governamentais e de grupos de conservação. A iniciativa do Gabão pode servir de exemplo para outras nações.

 

Leia Também

A grande jornada das tartarugas

Os gigantescos perigos para a tartaruga-de-couro

Governo francês expande área de reserva marinha

 

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
22 de dezembro de 2016

Governo francês expande área de reserva marinha

Ação aumentará área protegida no sul do Oceano Índico para mais de 100 mil km². O local abrange sete áreas totalmente protegidas

Notícias
5 de dezembro de 2014

Os gigantescos perigos para a tartaruga-de-couro

Uma espécie única de tartaruga encontra nas redes de pesca e na intensa captura de seus ovos, enormes ameaças à sua existência.

Salada Verde
7 de janeiro de 2011

A grande jornada das tartarugas

Pesquisadores desvendam as rotas utilizadas pelas tartarugas-de-couro no Atlântico Sul. Estudo mostra que sobrevivência da espécie está ameaçada.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.