Download PDF
I Prêmio de Boas Práticas “Salve o rio São Francisco” está com as inscrições abertas até o dia 13 de setembro. Foto: Sisema/Divulgação.

I Prêmio de Boas Práticas “Salve o rio São Francisco” está com as inscrições abertas até o dia 13 de setembro. Foto: Sisema/Divulgação.

 

O Governo de Minas Gerais lançou uma campanha de sensibilização sobre a escassez hídrica na bacia do Rio São Francisco. O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realiza o I Prêmio de Boas Práticas “Salve o rio São Francisco”, com inscrições abertas até o dia 13 de setembro de 2017.

Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas, empreendedores, instituições privada e públicas e ONGs que executem ou tenham executado práticas ou projetos de autoria própria, nos municípios de Minas Gerais localizados na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, que atendam aos critérios do edital e possuam regularização ambiental. Confira o edital aqui.

Quatro categorias serão premiadas: empresas ou indústrias; Produtor rural; Prédios do poder público; Cidadão. Basta que o candidato tenha realizado uma ação destacável de uso otimizado da água do Velho Chico.

O São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil. Ele atravessa cinco estados e mais de 500 municípios. Sua grandiosidade é responsável pela subsistência de várias populações que se localizam próximas às suas margens. Mas, não é só de alegrias que vive o rio. Sua  nascente do localizada no município de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, secou por dois meses em 2014. E a sua situação continua preocupante.

Workshop

A campanha de conscientização sobre a escassez hídrica na bacia do Rio São Francisco continuará através da realização do workshop “Uso das águas na indústria e a convivência com a escassez hídrica”. O Sisema e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) organizaram encontros para seis cidades de Minas Gerais. Os encontros são voltados para industriários no sentido de sensibilizá-los quanto à escassez hídrica, bem como apresentar caminhos para um uso mais racional da água, com detalhamento de boas práticas. Seguem as datas e os locais:

6/9 - Belo Horizonte

19/9 - Montes Claros

22/9 – Divinópolis

26/9 - Patos de Minas

10/10 - Governador Valadares

11/10 – Ipatinga

*Com informações da Assessoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais.

Saiba Mais

Edital I Prêmio de Boas Práticas “Salve o rio São Francisco”

Leia Também

O que é uma Bacia Hidrográfica

Companhia é multada em 650 mil por poluir o rio São Francisco

As belezas do Velho Chico vistas do espaço