Salada Verde

Coral Vivo lança pôster  sobre os recifes de Santa Cruz Cabrália

Iniciativa envolve pesquisadores de universidades, estudantes de ensino médio e pescadores locais do município baiano.

Daniele Bragança ·
5 de novembro de 2015 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Coral vivo
Os estudantes de ensino médio e o coordenador geral do Coral Vivo, Clovis Castro, trabalham para mapear os recifes. Foto: Coral Vivo/Divulgação.

O Projeto Coral Vivo, que trabalha com a conservação e uso sustentável dos ambientes recifais do Brasil, acaba de lançar um postêr ilustrado com os recifes de Santa Cruz Cabrália, na Bahia. A publicação foi feita por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa.

O mapeamento foi feito usando uma imagem de satélite em alta resolução e entrevistas feitas pelos estudantes com os pescadores locais para saber os nomes de diferentes áreas dos recifes de coral da costa do município. Simultaneamente, os pesquisadores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) percorreram centenas de quilômetros e mediram as profundidades de 3.253.013 pontos. O resultado pode ser baixado neste link.

Recife de coração

Recofes
Coração de Santa Cruz – imagem de satélite de alta resolução subsidiou a pesquisa em campo. Foto: Coral Vivo/Divulgação.

Durante os estudos preliminares para o mapeamento físico dos recifes do Parque Municipal Marinho da Coroa Alta, em Santa Cruz Cabrália, foi descoberta uma formação recifal semelhante a um coração. Ele foi batizado de Coração de Santa Cruz, após as entrevistas com os pescadores realizadas pelos estudantes da Rede de Educação Coral Vivo. A atividade foi feita em parceria com o projeto “Que Lugar É Esse?” idealizado pelo coordenador geral do Coral Vivo, Clovis Castro.

 

 

Leia Também
Coral Vivo consegue espaço para construir um museu do mar
Corais podem virar área de preservação permanente
Importância dos recifes de corais é tema de palestra

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
23 de maio de 2012

Importância dos recifes de corais é tema de palestra

Cientista da Australian Institute of Marine Science dará palestra amanhã sobre preservação dos oceanos no contexto de mudanças climáticas. 

Notícias
2 de julho de 2012

Corais podem virar área de preservação permanente

Projeto de Lei quer incluir recifes de coral em categoria protegida, o que proibiria pesca e qualquer atividade ameaçadora ao ecossistema.

Notícias
28 de julho de 2014

Coral Vivo consegue espaço para construir um museu do mar

Terreno de 18 mil metros quadrados foi cedido pela prefeitura. Instituto começa a etapa de levantar fundos para a construção da atração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.