Coral Vivo lança pôster  sobre os recifes de Santa Cruz Cabrália

Iniciativa envolve pesquisadores de universidades, estudantes de ensino médio e pescadores locais do município baiano.

5 de novembro de 2015 · 8 anos atrás
Coral vivo
Os estudantes de ensino médio e o coordenador geral do Coral Vivo, Clovis Castro, trabalham para mapear os recifes. Foto: Coral Vivo/Divulgação.

O Projeto Coral Vivo, que trabalha com a conservação e uso sustentável dos ambientes recifais do Brasil, acaba de lançar um postêr ilustrado com os recifes de Santa Cruz Cabrália, na Bahia. A publicação foi feita por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Terezinha Scaramussa.

O mapeamento foi feito usando uma imagem de satélite em alta resolução e entrevistas feitas pelos estudantes com os pescadores locais para saber os nomes de diferentes áreas dos recifes de coral da costa do município. Simultaneamente, os pesquisadores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) percorreram centenas de quilômetros e mediram as profundidades de 3.253.013 pontos. O resultado pode ser baixado neste link.

Recife de coração

Recofes
Coração de Santa Cruz – imagem de satélite de alta resolução subsidiou a pesquisa em campo. Foto: Coral Vivo/Divulgação.

Durante os estudos preliminares para o mapeamento físico dos recifes do Parque Municipal Marinho da Coroa Alta, em Santa Cruz Cabrália, foi descoberta uma formação recifal semelhante a um coração. Ele foi batizado de Coração de Santa Cruz, após as entrevistas com os pescadores realizadas pelos estudantes da Rede de Educação Coral Vivo. A atividade foi feita em parceria com o projeto “Que Lugar É Esse?” idealizado pelo coordenador geral do Coral Vivo, Clovis Castro.