Salada Verde

Baleia-franca-do-atlântico-norte está à beira da extinção

Autoridades canadenses e americanas alertam para o risco de não encontrarmos mais esses animais na natureza. Só em 2017, foram 17 baleias mortas

Sabrina Rodrigues ·
11 de dezembro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) e filhote. Foto: Wikipedia.
Baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) e filhote. Foto: Wikipedia.

As baleias-franca-do-atlântico-norte tiveram um ano mortal. Só em 2017 foram 17 baleias mortas. Pode parecer um número inexpressivo, mas não é. Especialistas da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), que monitoram oceanos, afirmam que restam cerca de 450 desses animais. Autoridades americanas afirmam que são necessárias ações urgentes para proteger esses animais antes que eles sejam totalmente extintos.

A baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) é um mamífero da família Balaenidae encontrado ao longo das águas temperadas da costa atlântica da América do Norte. Estima-se que estas baleias foram extintas na região leste do Atlântico Norte e sobrevivem apenas ao longo da costa leste dos EUA e Canadá.

Os motivos para a mortandade e diminuição das baleias-franca envolvem a procura de alimentos que faz com que esses animais se desloquem e saiam das áreas protegidas, além disso, as baleias-franca são alvos preferenciais de baleeiros. Segundo o NOAA, o ano de alta mortalidade coincide com um ano de reprodução fraca, onde as fêmeas são mais atingidas pelas ações predatórias do que os machos.

As autoridades canadenses e americanas entendem que é preciso atuar em algumas frentes com o objetivo de preservar as baleias-franca-do-atlântico-norte como combate à pesca de baleias, além do desenvolvimento de um plano de longo prazo para monitorar as tendências da população e o uso do habitat, e estudar o impacto da pesca comercial nas Eubalaena glacialis.

A baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) está classificada na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como Em perigo ou Endangered (EN).

Leia Também

A baleia-franca-do-atlântico-norte e o incerto destino

É temporada de baleias no litoral catarinense

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
6 de janeiro de 2014

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

Ela classifica o status de conservação das espécies. Na sua última versão, catalogou 63.837 espécies em 9 categorias de risco

Notícias
12 de julho de 2011

É temporada de baleias no litoral catarinense

15 baleias franca já foram avistadas nos últimos dias. Essa é a época em que elas vêm com seus filhotes para o litoral catarinense fugindo do inverno.

Notícias
22 de janeiro de 2015

A baleia-franca-do-atlântico-norte e o incerto destino

No passado, baleeiros a chamavam de a "baleia certa" por ser considerada fácil de caçar. Das milhares que existiam, hoje sobrevivem apenas 300.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.