Notícias

Aplicativo permite acompanhar nível dos mananciais de SP

Site ((o)) eco apresenta novo aplicativo que facilita monitoramento dos quatro mananciais da cidade. Nível na Cantareira é alarmante

Gustavo Faleiros ·
25 de abril de 2014 · 10 anos atrás

Desde que teve início o monitoramento da água da Serra da Cantareira, em 1974, o nível da reserva nunca esteve tão baixo. Trata-se de um dos principais mananciais de São Paulo, responsável pelo abastecimento de metade da Região Metropolitana e de municípios vizinhos como Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Franco da Rocha, Francisco Morato, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Com objetivo de facilitar o monitoramento e contribuir com o debate sobre soluções para o problema, a equipe do site ((o)) eco desenvolveu um aplicativo para web que permite a visualização da evolução dos níveis não só do Sistema Cantareira, como de mais quatro mananciais. Com a ferramenta, também dá para acompanhar o volume de chuvas registrado a cada dia nos reservatórios. 

O aplicativo foi desenvolvido pelo programador Miguel Peixe, de ((o))eco Lab, laboratório de inovações de ((o))eco. Clique aqui para acessar a página do projeto ou navegue na visualização abaixo.

Saiba como a ferramenta foi desenvolvida

O aplicativo sobre os sistemas de abastecimento de São Paulo obtém, por meio de um programa, dados de nível dos reservatórios e precipitação do site da Sabesp. Para obter estes dados, a técnica utilizada foi a raspagem, ou scrapping como é conhecida em inglês. De maneira resumida, o que fizemos foi um código em linguagem JavaScript, que permite que cada atualização no site da Sabesp esteja sincronizada com nossa base de dados.

A visualização utiliza a biblioteca D3 (Data Driven Documents), que também é baseada em JavaScript. Ela permite também a filtragem dos dados por períodos específicos de tempo.

O trabalho foi inspirado pela visualização realizada pelo estúdio Jurema há duas semanas. Nossa contribuição é exatamente permitir uma análise da série histórica dos dados sobre os reservatórios.

Segue aqui o o código-aberto da aplicação – https://github.com/oeco/mananciais

 

 

Leia também
Acesse o aplicativo web direto na página do projeto

 

 

 

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Rafael Neres Lima diz:

    Existe também uma boa opção para acompanhar pelo celular, baixe o Represas SP grátis!
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com