Notícias

Na neve do Cotopaxi, o vulcão ativo mais alto do mundo

O Eco visitou o vulcão, que fica a apenas 100 km de Quito, capital do Equador. A experiência a 4.500 metros de altitude é inesquecível.  

Felipe Lobo ·
9 de agosto de 2011 · 13 anos atrás

Felipe Lobo Barroca

No topo do mundo, a cratera do vulcão mais ativo do mundo. crédito: Magnus von Koeller
No topo do mundo, a cratera do vulcão mais ativo do mundo. crédito: Magnus von Koeller
O domingo começou animado, logo cedo, no hotel em Quito, capital do Equador. Após uma semana na região, participando do primeiro curso Panamazônico para jornalistas, promovido pelo ((o))eco e parceiros , decidimos aproveitar o último dia para conhecer o vulcão ativo mais alto do mundo, o Cotopaxi, com seus 5.897 metros. Visível da cidade, ele fica a menos de 100 km ao sul, e o meio mais turístico de conhecê-lo é tomar o trem que sai às 8hs da manhã e sobe as montanhas até chegar próximo do Parque Nacional homônimo, onde se encontra a imponente montanha e sua cratera. A dica é comprar o bilhete com ao menos um dia de antecedência.

Acompanhado da editora de O Eco Amazônia, Karina Miotto, da repórter colombiana Maria Clara Valencia e da coordenadora de Comunicação do ICV (Instituto Centro de Vida), Daniela Torezzan, cheguei à estação do trem, ainda dentro de Quito, por volta de 7h30. Tarde demais. Com os ingressos esgotados, aceitamos a oferta do taxista de nos levar para o passeio ao custo de 100 dólares americanos (que é moeda corrente no Equador). Valeu cada centavo. A estrada que liga até a unidade de conservação é rica em nevados e paisagens espetaculares, mas nada se compara ao Cotopaxi.

 

O repórter Felipe Lobo, vendo neve pela primeira vez, e logo no vulcão ativo mais alto do mundo.
O repórter Felipe Lobo, vendo neve pela primeira vez, e logo no vulcão ativo mais alto do mundo.
Não é permitida a entrada de táxis sem guia dentro do Parque. Por isso, contratamos o nosso próprio guia, que já estava à espreita na porta de acesso, por 40 dólares e seguimos em seu carro até o início da neve do Cotopaxi. Levamos conosco Jaime, o simpático taxista que nos acompanhou por toda a jornada. No trajeto que dura cerca de 35 minutos, já dentro do parque, as imagens inundam os olhos: o entorno imediato, assim como boas porções do território protegido, é coberto por monoculturas de pinus, enquanto as planícies ainda mantém as rochas bem cinzas da última erupção, ocorrida em 1904. Embora proclamado como o mais alto vulcão ativo do mundo, há controvérsia a respeito. O concorrente é o Llullaillaco, na fronteira da Argentina com o Chile. Ele é mais alto e consta que teve sua última erupção em 1877.

Mas é no momento em que se coloca a mão na neve do Cotopaxi, a 4500 metros de altura, que o ar desaparece, literalmente. Nota-se logo o ar rarefeito, assim como o frio congelante, que aperta quando a chuva de granizo começa. Mesmo assim, sentir a emoção de tocar um dos vulcões mais lindos e falados do mundo, com o cume a uma distância que parece possível tocá-lo, vale qualquer sacrifício.

 

Dentro do Parque Nacional é possível fazer caminhadas, mountain bike e admirar outras belas paisagens, como a Laguna Limpiopungo. Para conhecer um pouco mais sobre a história do lugar, há um museu na subida, antes de chegar à área nevada. O Cotopaxi abriga um número total desconhecido de espécies de fauna e flora, dentre elas várias ameaçadas de extinção. Seus mistérios são objeto de estudo das universidades e do governo federal do Equador. É um passeio obrigatório para quem visita o país.

Serviço:
Trem = 10 dólares (mas chega apenas a uma cidade próxima ao Parque Nacional. Para chegar até ele, é preciso pegar um táxi)
Táxi (ida e volta a partir de Quito) = 100 dólares
Entrada no Parque Nacional = 2 dólares
Guia = 40 dólares
Tempo de Duração = Dia inteiro

Saiba Mais
Equador (Wikipedia)
Cotopaxi (em inglês)
Lan

{iarelatednews articleid=”1686″}

  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.