Notícias

Brasil terá portal de dados sobre a biodiversidade em UCs

MMA firma parcerias com a USP e uma instituição alemã para que iniciativa saia do papel. Previsão é de que o sistema fique pronto no final do ano.  

Redação ((o))eco ·
20 de maio de 2014 · 10 anos atrás

Biodiversidade no céu: aves típicas do Pampa no pôspter de Renato Rizzaro.Foto: ave!brasil.
Biodiversidade no céu: aves típicas do Pampa no pôspter de Renato Rizzaro.Foto: ave!brasil.

O Ministério do Meio Ambiente firmou uma parceria com a Universidade de São Paulo para colocar no ar a Plataforma de Informação em Biodiversidade, banco de dados que armazenará informações sobre biodiversidade, incluindo aqueles disponibilizados através do monitoramento nas Unidades de Conservação (UCs) do país. Coordenada pelos professores Pedro Pizzigatti Côrrea e Antônio Mauro Saraiva e com previsão para entrar em funcionamento já no final deste ano, a ferramenta acaba de ganhar parcerias.

Fruto de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), a plataforma conta agora com a expertise dos profissionais do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (BioComp/USP), que estão desenvolvendo o sistema computacional que possibilitará a gestão de dados.

De acordo com o MMA, a plataforma é voltada para captura, integração, compartilhamento, visualização e análise de dados e permitirá a utilização das informações nas UCs e a visualização integrada de mapas, espécies e espécimes por usuários de dados sobre a biodiversidade.

Os dados gerados pelos projetos de pesquisa autorizados pelo ICMBio/MMA por meio do Sistema de Informação em Biodiversidade (Sisbio) poderão ser disponibilizados para a sociedade em geral, mas uma instrução normativa formalizará as regras para tal acesso.

 

 

Conheça também
WikiParques, site interativo dedicado a explorar e debater sobre nossas áreas protegidas

Leia Também
Guia: as aves do Pampa
Museu Goeldi inova com Censo da Biodiversidade Amazônica
Planeta Terra é o lar de 8,7 milhões de espécies
ICMBio lança portal de geoprocessamento e dados de UCs

 

 

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.