Notícias

Quando onças discutem a relação

"A discussão", fotografada no Pantanal, foi uma das 10 imagens finalistas na competição Wildlife Photographer of the Year 2013.

Redação ((o))eco ·
18 de outubro de 2013 · 11 anos atrás

"A discussão" ("The spat", no original em inlês): vencedora da categoria Comportamento: Mamíferos. Foto: Joe McDonald
"A discussão" ("The spat", no original em inlês): vencedora da categoria Comportamento: Mamíferos. Foto: Joe McDonald

Segundo o relato do fotógrafo Joe McDonald (EUA), aconteceu assim: depois de beber e marcar a área com seu cheiro, o macho se aproximou da fêmea, que estava deitada no que parecia ser uma pose de sedução. Pelo menos, foi o que pensaram a onça macho e o fotógrafo, que a tudo observava de seu barco, calmamente parado no Rio Três Irmãos, Pantanal Matogrossense. A fêmea se levantou, rosnou bravamente e de repente atacou, empurrando o macho para trás, que se ergueu para evitar as garras dela, já que as suas estavam recolhidas. A ação durou cerca de 3 segundos e rendeu uma imagem memorável e vencedora.

Em seu 49º ano, a competição Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano) oferece uma oportunidade (e imensa visibilidade) para que os fotógrafos exibam suas melhores imagens. A competição é uma organização conjunta do Museu de História Natural Britânico e da BBC Worldwide. A primeira competição foi realizada em 1964, com 3 categorias. Hoje são 16, dentre as quais está “Comportamento: Mamíferos” em que a foto de Joe McDonald foi a vencedora. O vencedor do Grande Prêmio deste ano foi o sul-africano Greg du Toit, com a foto “Essence of Elephants” (Essência dos Elefantes).

Você pode conferir as imagens finalistas e o grande vencedor na página do Spiegel Online (em alemão) ou napágina do no próprio Museu de História Natural.

 

 

Leia também
Guia: as aves da Mata Atlântica
Guia: as aves do Pantanal
Guia: as aves da Amazônia
Concurso Avistar 2011, as mais belas aves

 

 

 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.