Notícias

O tigre-indochinês está acuado

Ameaçados pela caça e pela redução dos seus habitats naturais, os 350 indivíduos restantes da espécie lutam pela sobrevivência.

Redação ((o))eco ·
27 de fevereiro de 2015 · 9 anos atrás

Tigre-indochinês no Zoológico de Berlim. Foto:
Tigre-indochinês no Zoológico de Berlim. Foto:

O tigre-indochinês (Panthera tigris corbetti) é uma subespécie de tigre que ocorre em Myanmar, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja e no sudoeste da China. Também conhecido como tigre-de-Corbett, seu nome científico corbetti foi uma homenagem ao caçador britânico que se transformou em conservacionista, Jim Corbett. Os números de tigres-indochineses estão em declínio em toda a sua área de ocorrência – houve queda caído em mais de 70% em pouco mais de 10 anos -, pela redução de habitats, expansão das populações humanas, e a crescente demanda por medicamentos tradicionais, remédios populares e carne destes animais selvagens. Existem hoje 350 destes animais na natureza, razão pela qual a Lista Vermelha da IUCN categoriza a espécie como Em Perigo, bem próxima ao Em Perigo Crítico se o declínio continuar.

 

 

Leia Também
O desaparecimento do Rinoceronte-de-java
Saola, o enigmático mamifero asiático
O retorno das ararinhas bahianas

 

 

 

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.