Notícias

Os Parques Estaduais vistos do espaço

Veja lindas imagens de satélite de algumas das áreas protegidas cadastradas no WikiParques. Algumas delas podem estar mais perto do que você pensava.

Paulo André Vieira ·
9 de junho de 2014 · 10 anos atrás

Nos últimos anos o blog Geonotícias aqui de ((o))eco brindou seus leitores com uma série de posts onde lindas imagens de satélite mostravam as belezas naturais de nosso país vistas lá do alto. Ao final das postagens sempre convidamos os leitores a conhecer aqueles lugares pessoalmente. Muitas vezes aqueles lugares tão maravilhosos estavam apenas alguns quilômetros distantes de quem apreciava as colunas, mas as pessoas não tinham noção de quão perto eles estavam.

Este ano, com o lançamento do WikiParques, voltamos a tocar nesta tecla. A interatividade do site vai além, permitindo que as pessoas compartilhem seus conhecimentos, transformando o “conhecer para conservar” em “colaborar para proteger”. Este post é um mashup entre os posts do Geonotícias e as informações do WikiParques. As imagens abaixo, capturadas via Google Earth, são de Parques Estaduais cadastrados no WikiParques pelos próprios usuários. Quando foi lançado o site tinha apenas verbetes para os 69 Parques Nacionais, mas hoje já são mais de 130 áreas protegidas cadastradas, e novas unidades de conservação sendo cadastradas a cada dia.

Então, além de apreciar então as imagens abaixo, visite os Parques Estaduais perto da sua casa, contribua com informações e fotos para o WikiParques e ajude a conservar e proteger as nossas unidades de conservação. Clique no nome do parque para visitar o verbete, e na imagem para ampliar.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Parque Estadual Caminho dos Gerais

Parque Estadual da Ilha do Mel

Parque Estadual de Ilhabela

Parque Estadual do Cantão

Parque Estadual do Desengano

Parque Estadual do Turvo

Parque Estadual Dunas do Natal

 

 

Leia também
Mapeando os parques do WikiParques
O Brasil visto do espaço é maravilhoso
A beleza do Brasil visto do espaço
Ficou mais fácil navegar no WikiParques

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.