O Eco no seu email

Viveiros E Mudas

Data: 04/11/2016 das 09:00:00 às 17:00:00
A manutenção dos recursos hídricos e da diversidade biológica depende de iniciativas de recuperação de parte das áreas naturais que foram suprimidas e da implantação de estratégias que aliem modelos de produção à conservação dos recursos naturais. O primeiro passo para viabilizar estas iniciativas é capacitar "agentes de restauração" na formação de mudas, implantação e manutenção de viveiros florestais e agroflorestais. Estas são questões práticas abordadas no "Curso de Viveiros e Mudas" a ser realizado na sede do IPÊ, em Nazaré Paulista – SP.Confira abaixo os temas tratados:
- Planejamento de viveiros: avaliando a capacidade produtiva e os cuidados na implantação
- Legislação Ambiental para produção de mudas exóticas e nativas.
- Uso de materiais e equipamentos na produção de mudas
- Parâmetros de qualidade das mudas
- Técnicas de coleta de sementes
- Formação de mudas: quebra de dormência de sementes, tipos de substratos e recipientes
- Prática de enxertia
- Irrigação e adubação
- Visita Técnica ao viveiro de mudas
Carga horária: 24 horasPúblico: Produtores rurais, estudantes, técnicos em meio ambiente, agrícolas e florestais de nível médio, extensionistas e demais profissionais responsáveis pela produção de mudas, implantação e manutenção de viveiros.

INSTRUTORES

Jefferson Ferreira LimaJefferson trabalha há 20 anos com agricultores familiares, utilizando a extensão rural como um importante mecanismo no desenvolvimento de projetos socioeconômicos. Teve uma experiência inicial na EMATER/PR e contribuiu para a criação da Cooperativa dos Assentados de Reforma Agrária do Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo, onde participou da elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural para o Pontal do Paranapanema. Atua há 10 anos no IPÊ, tendo participado nos projetos de Ilhas de Biodiversidade, Abraço Verde e Viveiros Comunitários, sempre atuando com agricultores familiares. Atualmente coordena o projeto Café com Floresta, que conta com o envolvimento de 90 famílias assentadas de reforma agrária na região do Pontal do Paranapanema.
É formado em Técnico em Agropecuária com graduação em Geografia e Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Internacional de Andalucia–Espanha.
Nivaldo Ribeiro CamposTécnico em Meio Ambiente, é responsável pela condução de 29 viveiros na região do Pontal do Paranapanema – SP. Como resultado dos cursos de capacitação desenvolvidos pelo IPÊ nesta região, foram instalados viveiros com capacidade de produção total de 800 mil mudas/ ano. Um impacto social resultante desta iniciativa é a venda de mudas florestais como fonte de renda alternativa. As mudas são vendidas a proprietários de terras que precisam por determinação legal, recuperar áreas de preservação permanente (beiras de rios, nascentes e encostas)

Endereço:

Rod Dom Pedro I, KM 47 - Moinho - Nazaré Paulista
CEP: 12960000 - SP