O Eco no seu email

Senac Participa Da Virada Sustentável 2018 Com Exposição De Projetos Inovadores

Data de início: 20/08/2018 das 08:00:00 às 22:00:00 | Data de término: 06/09/2018 das 08:00:00 às 22:00:00
Senac participa da Virada Sustentável 2018 com exposição de projetos inovadores

Alunos e professores mostram como a sustentabilidade pode ser aplicada em diversas áreas – da alimentação ao design de animação

20180809_ViradaSustentavel_portaljpg

Com a exposição de projetos de tecidos feitos a partir da fibra da bananeira; um condomínio ecológico no meio urbano; objetos termoplásticos desenvolvidos a partir da cana-de-açúcar e resíduos de madeira; animação para educação ambiental; e análise sobre o desperdício de alimentos no Brasil, o Centro Universitário Senac participa da Virada Sustentável 2018. A iniciativa é um movimento de mobilização para a sustentabilidade, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora e suas variadas vertentes sobre o assunto à população. A ação prevê, ainda, reforçar as redes de transformação e impacto social existentes em diferentes cidades.

Ao integrar a Virada Sustentável, o Senac pretende mostrar que a sustentabilidade está presente em várias áreas e que o assunto faz parte das discussões com os estudantes em seus cursos. “Esses eventos contribuem para que os alunos se inspirem a desenvolverem soluções sustentáveis que possam ser aplicadas em produtos, ações e projetos, nos diversos segmentos do mercado. A virada, por exemplo, vai mobilizar toda a cidade de São Paulo com um único objetivo: discutir a sustentabilidade“, afirma Luciana Mara, coordenadora institucional de pesquisa e extensão do Centro Universitário Senac.

Exposição Sustentável reúne cinco trabalhos de alunos e professores de cursos de graduação e pode ser visitada na biblioteca do campus de Santo Amaro, entre os dias 20 de agosto e 6 de setembro. No dia 23 de agosto, das 11 e 12 horas, haverá uma roda de conversa com os autores para que eles relatem como a sustentabilidade esteve presente em seus projetos.

Sobre os trabalhos –
 A aluna Gersica Araujo, do Bacharelado em Design de Moda – Modelagem, produziu peças de vestuário com a fibra da bananeira para o seu trabalho de conclusão de curso. A inspiração veio após uma viagem à Amazônia por meio do Projeto Rondon junto com outros estudantes e profissionais da instituição.

Murilo Marcatto, do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, concluiu o curso com um projeto de um condomínio ecológico no meio urbano, usando princípios de permacultura e bioarquitetura, além de materiais e recursos renováveis, com vistas ao menor impacto ambiental possível. 

A partir de pesquisas realizadas pelo professor Adriano Camargo de Luca, do Bacharelado em Design Industrial, foram criados objetos com materiais diversos, como o termoplástico originado da cana-de-açúcar e resíduos de madeira.

Outro trabalho é a animação sobre a captura e soltura da onça-pintada dos alunos Guilherme Gurian e Eric Kenzo Kubo, do curso Tecnologia em Produção Audiovisual, do campus de Santo Amaro, que trabalharam em seu projeto de iniciação científica.

Durante a exposição, também serão passados dados e análise sobre o desperdício de alimentos no Brasil – da produção até o consumo. Quatro alunos da disciplina Ciências do Alimento, do curso Tecnologia em Gastronomia,identificaram que 70 mil toneladas de alimentos vão para o lixo diariamente. Os alunos Ana Luisa Scala, Katharina Santos, Tarsila de Carvalho e Thalles Ribeiro vão mostrar as possíveis soluções para esses problemas sob a orientação da professora Ingrid S. Hebbel Martens.
 

Serviço:
E
xposição Sustentável – Centro Universitário Senac
Data: de 20 de agosto a 6 de setembro de 2018
Local: Biblioteca do Centro Universitário Senac
Endereço: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo
Participação gratuita 

Endereço:

Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro - São Paulo
CEP: 04696-000 - SP