O Eco no seu email

Projeto Ecorais Realiza A 4ª Etapa Da Campanha S.o.s Mar De Búzios

Data: 23/06/2018 das 09:00:00 às 17:00:00
O Projeto Ecorais, do BrBio - Instituto Brasileiro de Biodiversidade, volta a Armação dos Búzios, no dia 23 de junho, para a realização da 4ª Campanha S.O.S Mar de Búzios. A atividade tem como objetivo sensibilizar turistas, professores, estudantes e moradores da região sobre a importância da biodiversidade dos ambientes coralíneos e da conservação marinha. As ações acontecem na Praça Dona Dita, na Ferradura, das 9h às 17h. 

"A quarta etapa da S.O.S Mar de Búzios conta com uma novidade: apresentaremos, de forma lúdica, como os pesquisadores realizam suas atividades em campo e como é feito o levantamento da fauna e flora marinha. Vamos levar também um pesquisador com todos seus equipamentos de mergulho para apresentar aos estudantes. Queremos mostrar, na prática, como é possível aproveitar os atrativos costeiros da região de maneira consciente e sustentável", explica Simone Oigman Pszczol, coordenadora do Projeto e diretora do BrBio.  

Aberta ao público, a programação é gratuita e inclui um circuito interativo, composto por três tendas temáticas, cada uma representando um tema. A primeira abordará a biodiversidade marinha de Búzios e a sua importância. Já a segunda mostrará as ameaças sofridas pelos corais no ambiente costeiro e marinho, e por último serão apresentadas as estratégias de conservação do Projeto Ecorais e como cada indivíduo pode fazer a sua parte.   

Nesta campanha, além das atividades realizadas com os alunos, haverá a participação de docentes da rede municipal de ensino de Búzios através do 2º Encontro com os professores de Ciências, fruto da parceria entre o Projeto Ecorais e a Secretaria de Educação, Esporte, Ciência e Tecnologia de Búzios. "O encontro tem como finalidade construir conhecimentos e formar agentes multiplicadores sobre a conservação dos ambientes coralíneos da cidade", conta Diana Kaplan, educadora ambiental do Projeto. Os professores terão a oportunidade de visitar o circuito interativo, onde poderão vivenciar uma prática pedagógica voltada para a sensibilização ambiental. "A atividade visa estimular a construção de novas práticas pedagógicas que possam ser inseridas no currículo da educação básica do município" afirma a educadora Camila Meireles. 

O Projeto Ecorais conta com recursos decorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Funbio.   

Projeto Ecorais
 

O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região.  O Projeto Ecorais tem o apoio do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

Endereço:

- - RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro