O Eco no seu email

Oficina De Textos Lança Primeiro Dicionário De Saneamento Ambiental Da Língua Portuguesa

Data: 06/03/2013 das 18:30:00 às 22:30:00
Com as mudanças culturais e históricas da humanidade, o termo saneamento básico ampliou-se, podendo ser conhecido como saneamento ambiental - que estuda o equilíbrio ecológico, os aspectos culturais, econômicos, administrativos e a ocupação do solo. Pesquisador da área, o professor Ariovaldo Nuvolari, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), organizou o primeiro Dicionário de Saneamento Ambiental da língua portuguesa, que preenche uma lacuna no estudo da grande área das Ciências Ambientais.

Os 6.438 verbetes reunidos nesta obra, lançada pela editora Oficina de Textos, foram pesquisados em inúmeras referências bibliográficas e consultados entre os especialistas da área, principalmente professores da própria Fatec-SP, dos cursos de graduação em Tecnologia, Hidráulica e Saneamento Ambiental.

Alguns termos do Dicionário auxiliam àqueles que buscam licenciamentos ambientais para a construção de empreendimentos, para grandes obras de saneamento e até mesmo para obras ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), instituído pelo governo federal. Exemplos presentes no livro são: "medidas compensatórias" e “medidas preventivas”, que, respectivamente, significam: ações destinadas a compensar impactos ambientais negativos, como custos sociais que não podem ser evitados ou uso de recursos ambientais não renováveis; e ações com a finalidade de prevenir a degradação de um componente do meio ambiente ou de sistema ambiental.

A obra apresenta verbetes atuais, utilizados em trabalhos que envolvem conhecimentos das diversas interfaces das Ciências Ambientais: Engenharia e Química Sanitária e Ambiental, Microbiologia, Planejamento e Gerenciamento Ambiental, entre outras. O Dicionário serve de apoio a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais que atuam na área de Saneamento Ambiental ao elaborarem monografias, dissertações, teses e relatórios técnicos. 

Sobre o autor
: Ariovaldo Nuvolari é formado pelo Instituto Tecnológico de Osasco (1972), graduado em Tecnologia das Construções Civis – modalidade Obras Hidráulicas - pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1976), mestre (1996) e doutor (2002), na área de Recursos Hídricos e Saneamento, pela FEC-UNICAMP. A ampla experiência profissional inclui ter trabalhado em empresas como Themag Engenharia, Semasa e Petrobras. Desde 1977 é professor da graduação e da pós-graduação na área de Saneamento Ambiental da FATEC-SP, que é vinculada ao CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Foi coordenador e coautor do livro Esgoto Sanitário: coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola (1ª ed. 2003 e 2ª ed. 2011) e coautor dos livros Reuso da água (1ª ed. 2007 e 2ª ed. 2010) e Ciclo Ambiental da Água (1ª ed. 2012).                


Sobre a Editora Oficina de Textos: A editora foi fundada em 1996 por Shoshana Signer, engenheira civil e mestre em Geotecnia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e desde então busca contribuir com o desenvolvimento tecnológico e cientifico do Brasil. Publica livros universitários e profissionais. Sua linha editorial abrange Engenharia Civil, Arquitetura, Geologia, Mineração, Agronomia, Geografia, Meio Ambiente, Sensoriamento Remoto, Física, Engenharia Elétrica e divulgação científica.

http://www.ofitexto.com.br/p/dicionario-de-saneamento-ambiental.html

Endereço:

Praça Coronel Fernando Prestes 30 - Bom Retiro - São Paulo
São Paulo