O Eco no seu email

O Corsário Carioca

Data: 25/01/2015 das 00:00:10 às 00:00:13

Nesse ano de comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro, o projeto do navio-escola O Corsário Carioca promete navegar pela Baía de Guanabara com ventos a favor. Idealizado em 2014 pelas empresas O Marinheiro, ProjAct, com a coordenação do historiador Milton Teixeira, e parceria com o Instituto Moleque Mateiro, o saveiro é palco de aulas e encenações sobre os períodos de conquista da cidade.

No passeio que dura em torno de 2 horas, atores incorporam Estácio de Sá e corsários do século XVIII, que, vestidos em trajes típicos, contam histórias sobre a conquista do Rio através da Baía de Guanabara, e trazem referências sobre como a cidade se desenvolveu. Marcelo Senra, diretor da empresa O Marinheiro, explica que o projeto é focado em escolas públicas e particulares, e que além de educação, seu objetivo é também reforçar a identidade do que é ser carioca. O panorama das cidades do Rio e Niterói como plano de fundo ajuda nessa construção, e o trajeto do Corsário contempla vistas de pontos turísticos como as Fortalezas de São João e Santa Cruz, e a Ilha de Villegagnon, atual Escola Naval.

O Instituto Moleque Mateiro, especializado em educação ambiental, oferece ao público oficinas sobre o histórico ambiental da Baía, orientação cartográfica e exploração sensorial de “especiarias” comuns na época das navegações. Felipe Albino, diretor pedagógico do Instituto, destaca os benefícios do projeto acontecer sobre as águas da Baía: “Aulas ao ar livre são importantes para a formação das crianças por trazerem realidade aos temas e conteúdos apresentados em sala de aula. Proporcionar aos alunos outras metodologias de ensino e aprendizagem, trazendo aspectos lúdicos e teatrais, gera encantamento e aumenta o interesse ao que está sendo ensinado”.A equipe do projeto também está organizando uma programação especial para comemorar a fundação da cidade, no dia 1º de março.



Assita ao vídeo do projeto em: www.molequemateiro.com
Valor: R$ 80,00
Inscrições através de [email protected] / 3529 -8335

Endereço:

Marina da Glória - Avenida Infante Dom Henrique, sem número. - Glória - Rio de Janeiro
RJ