O Eco no seu email

Leilão De Objetos Sustentáveis Para O Médicos Sem Fronteiras

Data: 22/10/2016 das 09:00:00 às 13:00:00
ESCOLA REALIZA LEILÃO PARA O MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

Projeto tem a participação de alunos a partir do 2º ano do ensino fundamental, promovendo valores de solidariedade e sustentabilidade 

O Colégio Vértice aposta em uma formação humana e integral, tendo a consciência cidadã como protagonista. Dentro dessa proposta, a escola criou o ‘Projeto Transformar’, que envolveu alunos do 2º ao 6º ano do ensino fundamental, na confecção de objetos com materiais recicláveis. Realizado durante os três primeiros bimestres de 2016, o projeto contará com uma feira aberta ao público no dia 22 de outubro, das 9h às 13h. Toda a produção feita pelos alunos será vendida e o dinheiro arrecadado será revertido para uma campanha de auxílio aos Médicos Sem Fronteiras.

Como projeto da escola para programa da UNESCO, o Transformar teve como intuito despertar a atenção dos alunos para o desenvolvimento sustentável, excesso de consumismo, necessidade da coleta seletiva, reaproveitamento de materiais e cuidado com o meio ambiente. Com uma base abrangente de disciplinas, a ação envolveu matérias como Artes e Educação Financeira. O leilão dos objetos produzidos com material reciclável será organizado por alunos do 9º ano da escola, responsáveis também pela precificação dos itens e marketing do evento.

“A interdisciplinaridade é um valor do Colégio Vértice, favorece a autonomia dos alunos e, sem dúvidas, é um dos segredos do nosso sucesso no ENEM”, explica Luis Otavio Targa, orientador educacional e vocacional do Colégio Vértice.

Ação comunitária e cidadania


O apoio a Organização Não Governamental Médicos Sem Fronteiras não é uma ação isolada do Colégio Vértice. Todos os anos a escola escolhe uma instituição e oferece apoio por meio de campanhas solidárias.

“Atualmente a sociedade vive um momento de individualismo exacerbado. Um dos nossos objetivos é o de reaproximar as pessoas, pois nós temos muito mais semelhanças do que diferenças. Por isso, nos projetos de nossa escola há o estímulo a interação e a solidariedade. Essa é uma forma dos alunos lidarem com novos contextos sociais e crescerem como cidadãos”, comenta Adilson Garcia, orientador educacional do colégio. Ele ressalta ainda que estes parâmetros sempre fizeram parte da escola.

Vale salientar que as campanhas sociais da escola podem ser organizadas pelos próprios alunos ou por professores coordenadores. Desta forma, o Colégio Vértice busca fortalecer uma filosofia de instruir os alunos para a vida em sociedade. Neste ano, a ação comunitária teve como objetivo evidenciar a relevância da ONG Médicos Sem Fronteiras para a promoção dos direitos humanos.

Para Luis Otavio Targa, a preparação acadêmica não impede o desenvolvimento de uma consciência social nos alunos. “Conteúdo exigente e capacitação forte para os vestibulares e para o ENEM podem caminhar em conjunto com uma formação mais humana. Nosso desempenho nos índices de avaliação destes exames comprova a nossa tese”, conclui.   

SOBRE O VÉRTICE
 

Em 40 anos de trajetória, o Colégio Vértice mantém o foco na formação integral de seus alunos, com uma proposta pedagógica que reforça a importância do acompanhamento individualizado, além do hábito de estudo e do sistema de avaliação permanente. O Vértice é parte integrante do PEA-UNESCO, rede internacional de escolas que desenvolvem e estimulam projetos interdisciplinares dirigidos à ampliação da cidadania. Também possui parcerias com entidades e ONGs para o desenvolvimento de iniciativas de ação comunitária que potencializam a formação humana de seus estudantes.

Com mais de 1200 alunos, ocupa desde 2006 as primeiras posições nos rankings de avaliação do ENEM e conta com um calendário amplo de atividades em seu Espaço Cultural, aberto ao público em geral.

Endereço:

- -
-