O Eco no seu email

Lançamento Do Livro Sertões Adentro: Viagens Nas Caatingas, Séculos Xvi A Xix

Data: 19/03/2013 das 17:00:00 às 20:00:00
Organizado por pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz livro com documentos inéditos apresenta o conhecimento científico produzido no sertão brasileiro entre os séculos XVI e XIX 

O livro será lançado terça-feira, 19, às 17 horas, no Museu do Meio Ambiente, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com palestra dos autores seguida de autógrafos. 
 
 
capinha em perspectiva jpg
SERTÕES ADENTRO: VIAGENS NAS CAATINGAS, SÉCULOS XVI a XIX
trata dos sertões e do conhecimento científico produzido sobre ele entre os séculos XVI e XIX.  Organizado pela pesquisadora Lorelai Kury, a edição bilíngue, dividida em seis capítulos, traz rica iconografia que exibe gravuras, desenhos, pinturas e mapas, muitos inéditos, oriundos de arquivos nacionais e estrangeiros. O esforço de pesquisa realizado pelos autores Erivaldo Fagundes Neves, Heloisa Meireles Gesteira, Lorelai Kury, Magali Romero Sá e Magnus Roberto de Mello Pereira tornou possível apresentar aos leitores personagens que, de diferentes maneiras e referenciais, exerceram atividades pelos sertões que puderam ser identificadas como científicas.
 

Os textos abordam as diversas descrições da região por naturalistas, geógrafos, cronistas, religiosos, viajantes, médicos, bacharéis, botânicos, zoólogos, geólogos, desde o holandês Marcgraf, contemporâneo de Nassau, até o baiano Theodoro Sampaio, no final do Segundo Império, que produziram conhecimento sobre os sertões, ou sobre aspectos destes, que circularam inicialmente como parte do Novo Mundo que se dava a conhecer aos conquistadores europeus e posteriormente serviram para torná-lo menos obscuro aos olhos do próprio Brasil, tomado por uma visão predominantemente gerada no sudeste.
 

 A leitura de Sertões adentro é uma espécie de abertura de trilhas para a atividade científica desenvolvida entre o século XVI e o século XIX na caatinga, no semiárido, no nordeste ou, enfim, no sertão brasileiro. Oferece aos leitores o conhecimento da complexidade real dos Sertões brasileiros, geradora ao mesmo tempo de progresso e retrocesso econômico e social e amplia a discussão sobre os Sertões brasileiros e seus diversos significados. Mostra, ainda, a circulação do conhecimento da natureza brasileira nos países de origem dos viajantes, que enviaram às instituições locais vastas coleções aqui reunidas.
 

"A edição foi um grande desafio para todos nós. Os historiadores não costumam trabalhar tendo por fio condutor um bioma, como é o caso das caatingas. Quando pesquisamos buscando situar geograficamente nossos documentos e imagens e encontramos perspectivas surpreendentes. Finalizamos a obra com uma visão muito diferente da América portuguesa e do Brasil da que tínhamos até então. Percebemos também que os sertões semi-áridos estão muito mais presentes na documentação do que julgávamos inicialmente. Acredito que nosso esforço foi recompensado pelo prazer da descoberta", diz a pesquisadora Lorelai Kury.
 

O livro será lançado no dia 19 de março, terça-feira, no Museu do Meio Ambiente, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com palestra dos autores.

Os autores: 

Lorelai Brilhante Kury (org.): graduada em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com especialização em Histoire Et Civilisations pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1991), mestrado em história pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em Histoire Et Civilisations pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1995). Atualmente é Pesquisadora adjunta da Fundação Oswaldo Cruz e Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Publicou várias obras sobre história das ciências nos séculos XVIII e XIX.

Erivaldo Fagundes Neves:
cursou Licenciatura em história na Universidade Católica do Salvador (1976), Especialização em Conteúdo e Métodos do Ensino Superior na Universidade Federal da Bahia (1977), mestrado em história na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em história na Universidade Federal de Pernambuco (2003), com um ano de bolsa sanduíche na Universidad de Salamanca (Espanha). Professor pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana.
 

José Carlos Barreto de Santana:
graduado em geologia pela Universidade Federal da Bahia (1978) com doutorado em história social (história das ciências) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é reitor e professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana.
 

Heloisa Meireles Gesteira:
graduada em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), com mestrado em história social da cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em história pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é pesquisadora titular no Museu de Astronomia e Ciências Afins; professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
 

Magali Romero Sá:
graduada em ciências biológicas pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (1976), com mestrado em ciências biológicas (zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em History and Philosophy of Science, University of Durham (1996). É pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
 

Magnus Roberto de Mello Pereira: graduado em história pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado e doutorado em história na mesma universidade e pós-doutorado na Universidade de Coimbra. É professor associado do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná e um dos fundadores do Cedope – Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.
 

SERTÕES ADENTRO: VIAGENS NAS CAATINGAS SÉCULOS XVI a XIX

Organização: Lorelai Brilhante Kury
Autores: Erivaldo Fagundes Neves, Heloisa Meireles Gesteira, Lorelai Brilhante Kury, Magali Romero Sá e Magnus Roberto de Mello Pereira Andrea Jakobsson Estúdio – 344 páginas, R$ 110,00 - formato: 28 x 30 cm / 4 x 4 cores
Edição:
português e inglês
Patrocínio: Banco BBM
Lançamento nacional: março de 2013
Lançamento Rio de Janeiro
: terça-feira, 19, 17 horas com Palestra dos autores seguido de autógrafos e coquetel. 

Local: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Rua Jardim Botânico 1008  - Jardim Botânico, RJ  (21) 3204-2505
 
Andrea Jakobsson Estúdio Editorial Ltda.

Rua Senador Dantas, 75/ grupo 1310 - Centro, RJ
55 ++ (21) 2533-9353 / www.jakobssonestudio.com.br
 

Assessoria de Imprensa:
A Dois Comunicação: Anna Accioly [J.P 19.940 RJ]

55 ++ (21) 2508.8900 / 8676-2712 - [email protected]
Anna Accioly (21 8616-6688) -
[email protected]

Ana Luiza Viana (21 8169-3270) – [email protected]


Endereço:

Rua Jardim Botânico 1008 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Rio de Janeiro