O Eco no seu email

Inscrições Do Prêmio Braztoa De Sustentabilidade 2018/2019

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019 abre inscrições
Empresas que atuam no setor de turismo podem inscrever suas iniciativas até 31 de agosto

A Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019.  Para participar da maior premiação de turismo sustentável do Brasil, as empresas podem se inscrever até o dia 31 de agosto no site www.braztoa.com.br
O anúncio dos finalistas acontecerá em 28 de setembro, também no site da Braztoa, e a cerimônia de premiação será dia 26 de outubro em Ilhabela, litoral Norte de São Paulo. 
Criado em 2012, o Prêmio já tem mais de 270 projetos cadastrados e 61 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil, escolhidas por um júri especializado formado por representantes das principais instituições relacionadas ao turismo sustentável no Brasil e no mundo como USP, UNB, OMT, Ministério do Turismo, entre outros. Todas as iniciativas premiadas podem ser encontradas no site Turismo Sustentável no Brasil. Iniciativas Sustentáveis   
“O nosso objetivo principal com o prêmio é trazer a luz não ás boas práticas do turismo sustentável bem como estimular a cadeia do turismo nacional a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Com isso incentivamos a indústria a oferecer produtos e serviços sustentáveis, multiplicando as essas boas práticas”, afirma Magda Nassar, presidente da Braztoa. 
Os participantes podem se inscrever nas seguintes categorias: • Associados Braztoa: Operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados;• Agências de Viagem: Empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final;• Meios de Hospedagem & Resorts: Hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousadas, flats, entre outros (Ex.: albergues e campings);• Parceiros do Turismo: Abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros;• Projetos Inovadores: Projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior.
A inciativa melhor avaliada entre todas as categorias (com exceção de Projetos Inovadores) terá uma premiação adicional, o troféu PRÊMIO TOP SUSTENTABILIDADE. Os projetos inscritos são avaliados com base nos seguintes critérios: 
• Aspectos gerais e resumo da iniciativa; • Ações realizadas e resultados sociais, • Ambientais e econômicos; • Relevância para o negócio e Turismo Sustentável; • Inovação; • Abrangência e replicabilidade/continuidade. 
“Acredito que por meio de esforços como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é possível demonstrar que existem empresas claramente comprometidas com um modelo de desenvolvimento turístico sustentável, consciente e de longo prazo”, destaca Ronald Sanabria, diretor de turismo sustentável da Rainforest Alliance. 
Um exemplo disso é a Pousada Piuval, de Poconé, no pantanal mato-grossense, vencedora do Prêmio Top Sustentabilidade de 2017/2018, nas categorias Meio de Hospedagem e Top Sustentabilidade. O case da empresa é o trabalho com reuso de água, reciclagem de lixo e ações socioculturais para formar novos guias de turismo na cidade. O empreendimento se tornou referência em estações de tratamento de água ao chegar à marca de dez mil litros reciclados por dia, feito adquirido com a reutilização da água usada em pias, chuveiros e ar condicionado, direcionada para vasos sanitários. “Foi muito gratificante receber esse prêmio, pois ele é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. Após a visibilidade conquistada na mídia por conta dessa vitória, nossa pousada registrou um aumento de 25% na procura por pessoas interessadas e preocupadas em não deixar pegadas ecológicas em sua viagem. Sentimos também um aumento no interesse de estudantes querendo conferir de perto essas ações sustentáveis que estamos implantando aqui no Pantanal”, explica Eduardo Matos Eubank de Campos, diretor geral da Pousada Piuval.
“Como em todos os setores, adotar práticas sustentáveis que façam sentido dentro do negócio de uma empresa e da comunidade onde se insere é um desafio. Isso vai muito além de replicar ações já consolidadas. O que temos visto com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o ganho de sentido e resultado por parte de quem participa do processo. Ou seja, é necessário envolver a equipe e os clientes, é importante ser capaz de medir gastos, economia, resultado de curto, médio e longo prazo. E é maravilhoso quando os vencedores reconhecem que o processo os tornou pessoas melhores”, analisa a Dra. Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. “Um estudo recente publicado pela Booking.com avalia que 94% dos turistas brasileiros desejam viajar de forma sustentável em 2018, resultado superior aos 87% da média global”, completa. 
Sobre a premiação Serão indicados três projetos por categoria, que passarão pela fase final de avaliação, quando ocorre a dinâmica de escolha dos jurados e a consolidação dos cases pela Consultoria Eccaplan.
O corpo de jurados, formado por renomes do turismo sustentável no Brasil e no Mundo, será anunciado logo mais. 
Será eleito um único vencedor por categoria, que ganhará um troféu. A iniciativa que mais se destacar entre todas as categorias, também será ganhadora do troféu PRÊMIO TOP SUSTENTABILIDADE. 
O júri também poderá destacar uma iniciativa não vencedora, fazendo uma menção honrosa. Além disso, os jurados ou a Braztoa poderão indicar uma iniciativa internacional para também receber uma menção honrosa.
Para completar, a Braztoa promove a divulgação dessas iniciativas premiadas no Anuário Braztoa onde dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas. A publicação também fica disponível no site www.braztoa.com.br.

Sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.
Em 2011 a Braztoa criou o Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), buscando demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico. Deste programa, que permeiam todas as ações da associação, nasceram importantes ações como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua sexta edição; Projetos de Inovações; a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

Sobre a Braztoa A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,22 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,80 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. 
Informações à imprensa
Agência GuanabaraDiego Sierra – [email protected]
João Carlos Godoy – [email protected]
  www.agenciaguanabara.com.br

Endereço:

- -
-