O Eco no seu email

Como Os Resultados Da Cop-21 Irão Impactar Estados E Empresas?

Data: 17/03/2016 das 10:00:00 às 13:00:00

Histórico Acordo de Paris-2015 e seus impactos no setor público-privado é tema de palestra na AASP 

Tanto empresa quanto Estado precisam se mobilizar para reduzir a emissão de gazes do efeito estufa, uma vez que o meio ambiente conservado é um ativo importante no fluxo de caixa do setor privado. Por este motivo, a Associação dos Advogados de São Paulo, promoverá no dia 17 de março, às 10 horas, em sua sede (Rua Álvares Penteado, 151 - Centro), o curso “Como os resultados da COP-21 irão impactar estados e empresas?” discutindo importantes aspectos do Acordo de Paris, realizado em dezembro de 2015.   

O debate, que será ministrado pelo especialista em direito ambiental, Marcelo Leoni Schmid*, se dirige a todos os profissionais interessados, com destaque aos advogados que desejam ampliar o leque de atuação no mercado, uma vez que o acordo resultará na implantação de instrumentos, ações conjuntas entre países e transferência financeira que irão envolver relações negociais entre empresas, onde definitivamente o papel do advogado será fundamental.   

No decorrer do curso, além de discutir o que de mais importante aconteceu no Acordo de Paris, serão abordados os seguintes temas: - Instrumentos de promoção da gestão ambiental relacionados ao clima; Por que o mercado é a solução; O papel das empresas: Benefícios e responsabilidades; a internalização do acordo no Direito Ambiental brasileiro.   

Segundo o coordenador do evento, Marcelo Leoni Schmid, embora cada vez mais surjam medidas para melhorias neste setor, o meio ambiente é um só, deve ser conservado como um todo, porém a questão climática é o principal problema ambiental do século 21. “O mercado é muito mais ágil que o Estado, se esse não for capaz de se mover com a agilidade esperada, aquele irá dar a resposta, tal qual aconteceu com o mercado de carbono, onde empresas privadas promoveram um mecanismo de mercado capaz de promover qualidade ambiental em países em desenvolvimento e, ao mesmo tempo, atender às necessidades regulatórias de países desenvolvidos”, diz.   

Marcelo Leoni afirma que o país possui um papel fundamental e intenso na questão ambiental e destaca os principais desafios para solucionar as questões climáticas no planeta. “O Brasil mostrou uma capacidade de liderança na discussão de questões ambientais, porém apresentou metas que foram consideradas pouco ambiciosas aos olhos da comunidade internacional e perdeu a oportunidade de brilhar”. Dentre os principais desafios enfrentados, Schmid aponta a conciliação do interesse de centenas de países em uma só direção. “Certamente esse desafio foi o grande motivo pelo qual tivemos que esperar tantos anos até chegar a um acordo interessante”.   

“Como os resultados da COP-21 irão impactar estados e empresas?” será transmitido ao vivo, via satélite, diretamente da sede da AASP para várias cidades, proporcionando aos operadores do Direito das mais variadas localidades do Brasil a oportunidade de atualização com os mais renomados Juristas brasileiros, com a possibilidade de envio de perguntas via e-mail.       

Mais informações: telefone (11) 3291-9200 ou em http://cursos.aasp.org.br   

*Marcelo Leoni Scmid é mestre em economia e política florestal – advogado militante e engenheiro florestal – diretor de um conjunto de empresa atuantes no segmento ambiental presente há 42 anos no mercado.   

Informações para a imprensa:   Assessoria de Imprensa da AASP – 3291-9309, 3291-9305 e 999-368-252 (com Reinaldo ou Leandro).   

Acompanhe a AASP nas redes sociais:   

Facebook - facebook.com/aasponline   

Twitter - @aasp_online         

Instagram - instagram.com/aasponline 

Endereço:

Rua Álvares Penteado, 151 - Centro - São Paulo
CEP: 01012-905 - São Paulo