O Eco no seu email

Cinema Solar Participa De Feira Especializada Em Energias Renováveis Na Capital Paulista

Data de início: 15/07/2015 das 13:00:00 às 20:00:00 | Data de término: 17/07/2015 das 13:00:00 às 20:00:00
Projeto CINESOLAR é uma das atrações da EnerSolar + Brasil, evento que reúne diversos representantes do setor energético entre os dias 15 e 17 de julho, em São Paulo. 
Você já imaginou conhecer um cinema que usa energia solar para exibir filmes? Esta é a proposta do CINESOLAR, projeto brasileiro que realiza sessões gratuitas de cinema pelo país.
A iniciativa pioneira participa pela terceira vez consecutiva da Feira EnerSolar + Brasil, maior evento de energias renováveis da América Latina e que acontece entre os dias 15 e 17 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo. O CINESOLAR é equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

No interior do veículo também há cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ. Desde o início das atividades, em 2013, o cinema sustentável contabiliza uma economia de energia elétrica que chega a mais de 300 mil watts, equivalentes a cerca de 800 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além das sessões de cinema, o projeto também promove oficinas de sustentabilidade por onde passa.A iniciativa é uma realização da Brazucah Produções com o apoio da Associação Cultural Simbora e da Semearte Productil. A ideia de criar o primeiro cinema solar do Brasil surgiu em um encontro de cinemas itinerantes no México, em 2010. Foi lá que a idealizadora e coordenadora do projeto, Cynthia Alario, começou a tecer parcerias. A versão brasileira contou com o apoio inicial da Fundação Holandesa Doen, promotora de sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países.“A presença do CINESOLAR na EnerSolar pretende abrir espaço para as inúmeras possibilidades do uso das energias renováveis no campo do entretenimento. Além de democratizar o acesso às produções audiovisuais brasileiras, que ainda são pouco vistas pelo público espectador, nosso projeto promove a arte e a sustentabilidade através de atividades lúdicas que multipliquem a conscientização socioambiental”, explica Cynthia Alario. Desde sua inauguração, o cinema solar já realizou mais de 130 sessões pelos quatro cantos do Brasil para um público de quase 30 mil pessoas.

O projeto também conta com patrocinadores e parcerias nacionais tais como com as empresas Votorantim, CPFL Energia, Genzyme do Brasil e a Prefeitura do Município de São Paulo. Para este segundo semestre, o CINESOLAR já tem planos: um novo circuito itinerante que passará por mais de 50 cidades paulistas. Para saber mais, acesse: www.cinesolar.com.br 

SERVIÇO
CINESOLAR na Feira EnerSolar + Brasil 2015
Quando: 15 a 17 de julho, das 13h às 20h
Onde: São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações e credenciamento: www.enersolarbrasil.com.br

Endereço:

Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP - Rodovia dos Imigrantes - São Paulo
São Paulo