O Eco no seu email

Caminhada Internacional Na Natureza - Circuito Kaki Fuyu - Piedade - Sp

Data: 19/04/2014 das 07:30:00 às 17:00:00
 Caminhada Internacional na Natureza - Piedade/SP Circuito do Kaki Fuyu - 1.a Edição   No próximo dia 19/04/2014, sábado, será realizada uma Caminhada Internacional na Natureza no município de Piedade/SP, cuja organização é da EVENBRAS, através de sua coligada SPTRILHAS, que é a parceira oficial da ANDA BRASIL (Confederação Brasileira de esportes não competitivos) para a implantação deste projeto em todo o Estado de São Paulo.
Esta caminhada, oficializada como CIRCUITO DO KAKI FUYU, tem o apoio do Departamento de Turismo do Município, com o intuito de divulgar ainda mais o evento Colha & Pague, que vem se consolidando como tradicional, pois está em sua 8ª edição, e também fomentar o turismo e agregar valor ao trabalho dos diversos produtores da região, que se unem e se organizam na realização deste evento.
A caminhada terá seu inicio e término no Sítio Sakaguti, onde está baseado o evento, que é um local bem antigo e com muita história, produtor do famoso caqui Fuyu. Anualmente, na época da colheita da fruta, as portas do Sítio são abertas ao público, para que todos possam sentir o prazer de provar o fruto, colhendo-o diretamente no pé. Além disto, o evento Colha & Pague trouxe, aos proprietários de terras com atividade comercial na região, a oportunidade de unir a prática da colheita pessoal ao oferecimento de outros produtos comercializados, provenientes destes empreendimentos familiares, como hortaliças, apicultura, artesanato e culinária.
A caminhada não tem custo mas, para participar do Colhe & Pague, há um valor simbólico a ser pago na entrada, de R$ 5,00 (cinco reais), que permite, ao visitante/participante, direito de colher e degustar, à vontade, os frutos do pomar. Se desejar levar para casa, é só colher o que desejar e pesar. Neste caso, será cobrado R$ 4,00 (quatro reais) o quilo. Mas a estrutura do evento também conta com uma praça de alimentação, com culinária japonesa e caipira, feirinha com diversos produtos da região, barracas de artesanato, pipoca, doce caseiro e um pequeno museu, montado em uma singela casinha de taipa, que expõe equipamentos primários da agricultura e muitas fotos antigas de família, para o deleite dos frequentadores.
O percurso, montado sempre com a intenção de encontrar a forma mais confortável para uma caminhada, também oferece, a todos, a possibilidade de novos conhecimentos e oportunidades de interação, pois passa por caminhos no interior de propriedades produtoras e o agricultor pode estar disponível para dissertar sobre a maneira “da lida”, permitir a plantação de uma muda e/ou à colheita do produto, seja para se ter a sensação do trabalho ou para a aquisição do mesmo. Mas o percurso também utiliza muitas estradas vicinais, trilhas em mata / eucaliptal, etc.. Este, em especial, irá conduzir os participantes até um vilarejo histórico e bucólico (Vila Élvio) de uma propriedade particular, mas que é aberto à frequência pública, contando até com linha regular de ônibus. A previsão é de que tenha aproximadamente 10 km (ida e volta) e que pode ser realizado conforme a capacidade física individual, sendo definido por placas sinalizadoras, padronizadas internacionalmente, e por um pequeno mapa de referências auxiliares que cada participante recebe no check-in e é explicado na palestra que antecede a largada. Haverá monitores para orientação e auxílio, em caso de necessidade, e alguns postos de controle (PC’s) que registrarão a passagem dos participantes. Ao retornar, cada um recebe o passaporte internacional Anda Brasil / IVV com o carimbo do Circuito, como prova de participação na edição deste ano.

Endereço:

Sitio Familia Sakaguti - Colha & Pague - sarapui de Cima - Piedade
SP