O Eco no seu email

13ª Edição Do Prêmio Brasil Ambiental

Data: 30/11/2017 das 08:30:00 às 12:30:00
Prêmio Brasil Ambiental, da AmCham Rio, reconhece melhores práticas empresariais para o desenvolvimento sustentável

Premiação será dia 30 de novembro, no Palácio do Itamaraty, junto com a Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade


A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio) realizará, dia 30 de novembro, no Palácio do Itamaraty, a cerimônia de premiação da 13ª edição do Prêmio Brasil Ambiental. A iniciativa busca reconhecer e incentivar ações de sustentabilidade do setor empresarial. Este ano, o evento terá a 1ª Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que reunirá especialistas para discutir o valor econômico do desenvolvimento sustentável para as cidades.

A edição de 2017 traz outra novidade: a categoria Empreendedorismo Sustentável, voltada a startups e pequenas empresas. Os projetos inscritos concorrem ainda em outras quatro categorias: Ecossistemas, Emissões Atmosféricas, Inovação e Responsabilidade Socioambiental.

O evento terá participação de Robson Barreto, vice-presidente da AmCham Rio; João Eustáquio Nacif Xavier, superintendente do Ibama no Rio de Janeiro; Denise Hamú, representante do Pnuma no Brasil; e Hugo Bethlem, diretor geral do Capitalismo Consciente Brasil.

A conferência discutirá temas como construção de cidades resilientes, desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, potencial socioeconômico da Baía de Guanabara, os sete anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o exemplo do plano de gestão de resíduos do Rock in Rio, além de palestra especial sobre agricultura familiar e o abastecimento das cidades.

Entre os convidados, Sergio Besserman Vianna, presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Ricardo Piquet, diretor-presidente do Museu do Amanhã; Flavia Beatriz Azevedo Carloni, coordenadora de Sustentabilidade e Resiliência da Prefeitura do Rio de Janeiro; Sebastião Rezende, secretário executivo estadual do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); Danielle Christian Ribeiro Barros, delegada federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) no Rio de Janeiro; João Gianesi Netto, presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública; José Henrique Penido, técnico da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb); Leticia Freire, engenheira ambiental do Rock in Rio; e Yara Valverde, gerente sênior da área de Cidades Sustentáveis da Conservação Internacional.

“O Prêmio Brasil Ambiental vai além do reconhecimento de boas práticas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Ele fomenta a discussão e dissemina ações que podem ser aplicadas por outras empresas, aumentando o alcance das ações de sucesso, o que beneficia a toda a sociedade e o planeta. Quando se fala em desenvolvimento sustentável para cidades, que pessoa ou empresa não está preocupada com o meio em que está inserida?”, afirma Renata Chagas, presidente do Comitê de Sustentabilidade da AmCham Rio.

O prêmio é promovido pela AmCham Rio e tem patrocínio de Instituto Souza Cruz, Eneva e Ecology Brasil. Criado em 2005, reúne um banco de boas práticas com mais de 60 projetos e 30 empresas premiadas. São ações que reforçam a importância do setor privado na preservação do meio ambiente e influenciam positivamente o comportamento das pessoas.

13ª edição do Prêmio Brasil Ambiental e Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade 
Data: 30/11/17, quinta-feira
Credenciamento e welcome coffee: 8h30
Local: Palácio do Itamaraty (Av. Marechal Floriano, 196 - Centro, Rio de Janeiro)
Horário: 9h às 12h30  
Informações sobre o Prêmio: http://premiobrasilambiental.com/2017/

Endereço:

Palácio do Itamaraty - Av. Marechal Floriano, 196 - Centro - Rio de Janeiro
CEP: 20080-002 - Rio de Janeiro